quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O filme abaixo é o relato da história de Ishaan Awasthi, uma criança de nove anos, disléxica, que não é compreendida pela escola e sofre igualmente pela incompreenção e desconhecimento dos pais, que se anseiam em torná-lo igual ao irmão mais velho, competente para o trabalho e apto à concorrência.
Belo, sensível, comovente ... um alerta.
Filme questionador que nos os faz pensar sobre tantos Ishaans que por nós podem ter passado, incompreendidos e excluídos.
O menino sonha e seus sonhos não cabem nos currículos escolares.


Taare Zameen Par – Every Child is Special, com tradução de " Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial" é um filme de produção indiana do ator e produtor Aamir Khan, que no filme assume o papel do professor Ram Shankar Nikumbh.

4 comentários:

  1. Interesante esta ideia!
    Retirei algumas informações que me irão dar mais competências.
    Parabéns

    Belinha

    ResponderEliminar
  2. Este filme é excelente levou-nos a refletir que a problemática da dislexia deveria ser tratada de forma mais atenta nas nossas escolas, já que inúmeras crianças são discriminadas por falta de conhecimento tanto de pais, quanto de professores e outros profissionais de ensino, que frequentemente, de assumem estas dificuldades como má vontade e preguiça. Ishaan, por exemplo foi considerado indisciplinado e incapaz, e só mais tarde conseguiram provar o seu talento e capacidade muito acima da média.
    Em pleno século XXI a educação precisa estar voltada para as diferenças, fazendo efetivamente uma inclusão. Esse filme é fundamental para auxiliar na compreensão do problema, é indicado para qualquer ser humano, pois apresenta diálogos incríveis que retratam principalmente, como cada um de nós é especial e único.
    Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  3. Não deixamos de nos emocionar com este filme. É um ótimo meio para melhor compreendermos a problemática da dislexia de uma forma tão simples e de como é importante que as escolas se tornem mais inclusivas, mas acima de tudo a nossa sociedade se torne mais inclusiva. Pois não haverá verdadeira inclusão se não houver uma sociedade que aceite as diferenças, em vez de as temer e rejeitar.
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar